Contato

sexta-feira, 25 de março de 2011

Tatuagem e seus significados - Parte II -Significados pessoais

Olá!

No post passado eu escrevi sobre os significados no sentido literal da tatuagem,  nesse post vou falar dos significados pessoais das tatuagens, e qual a melhor maneira se não fazer uma entrevista com algumas pessoas que tenham  tatuagem.

Escolhi duas amigas minhas pra entrevistarem cada uma com histórias e motivos bem diferentes. Eu mandei algumas perguntas para elas, mas deixei livre a forma de responderem, e cada uma respondeu a sua maneira, uma delas me enviou um texto e a outra respondeu em forma de pergunta e resposta.

Entrevistada: Livia Marçolla, 24 anos, nutricionista


"Minha Tatuagem é homenagem a minha mãe, fiz 5 meses após o seu falecimento. Mas para mim é mais que uma homenagem, é um símbolo de sorte, onde muitas vezes quando acho que alguma coisa está ruim, olho para a tatuagem e  me ajuda muito a refletir, rir, chorar...pensar!!
Sei que a tatuagem não me ajudou a superar a dor da perda, mas tenho certeza que é outra maneira da presença da minha mãe na minha vida!!
Minha mãe sempre quis que eu fizesse uma tatuagem de estrela (não sei até hoje porque, não fiz na época, vai ver estava esperando o momento que essa estrela teria O significado para mim e para ela)! Então resolvi juntar a estrela que ela queria que eu fizesse e uma homenagem a ela, o Kanji com significado de Mãe (que é uma palavra que traz um tanto quanto de conforto) e um toque simples de azul, que além de ser uma cor que eu gosto muito, me traz calma e tranqüilidade, o que ela sempre me trouxe!!"

Entrevistada: Claudia Salvino, 27 anos, arquiteta


"1. Me conte sobre a tatuagem
Eu sempre quis ter o corpo todo tatuado (um gibi ambulante) e eu sabia que a minha 1ª tatuagem tinha que ser esse símbolo. Eu vivia fazendo esboços dele nas apostilas do colégio e nas carteiras que sentava (sim eu era do grupo dos vândalos do ¬¬). Mas o tempo foi passando a vida foi tomando outro rumo e só agora aos 27 anos eu fiz a minha 1ª tatuagem, uma Triqueta.
2. O que ela significa para você?
No começo era para representar a amizade entre eu, minha irmã (Fernanda) e minha prima (Carla), mas a verdade é que elas são muito chatas (brincadeira meninas hehehe). Não sei, depois que o Heitor (meu filho) entrou na minha vida, ela ganhou um novo significado, agora além da amizade com essas duas cabeçudas, ela agora representa a minha nova familia (Heitor e Rudá).
3. O que te levou a fazer as tatuagens que você tem?
De verdade?? Impulso, porque se deixasse essa tatuagem ainda seria só um projeto.
4. Vocês já eram unidas e com a tatuagem ficaram ainda mais? Como se a tatuagem fosse uma prova da amizade de vocês?
Há muito tempo atrás sim, mas agora cada uma seguiu seu rumo, a tatuagem serve pra ajudar a lembrar que em algum lugar existe alguém que a gente pode contar a qualquer hora.
5. Como você escolheu o desenho? Você conhece o significado literal? Ele tem alguma origem?
Foi como eu contei, eu já planejava essa tatuagem há muito tempo, e esse símbolo apareceu em uma fase da minha vida em que eu curtia umas coisas esotéricas (bruxaria hehehe). A Triqueta é um símbolo Celta, significa três coisas, começo meio e fim, ou as três fases da vida, a infância, juventude e velhice. E o círculo ao redor do símbolo representa a perfeição."

Duas histórias bem diferentes, uma para homenagear a mãe e outra para celebrar a amizade, vemos que independente do significado literal da tatuagem, o que prevalece é o significado pessoal. Na minha opinião, é importante saber os significados de cada desenho, para que não coloque algo que tenha um significado ruim, mas o mais importante é o que ele significa pra você, já que a tatuagem vai ficar pelo resto da vida, temos que escolher algo especial para nós, para que a gente não se arrependa dela.

Vou falar também sobre as minha tatuagens:


“Meu motivo por ter feitos as duas tatuagens que eu tenho, não são tão nobres quantos o das minhas amigas. Não fiz para ninguém, nem por um motivo forte. Mas isso não muda o fato de que eu amo minhas tatuagens.
Minha vontade de fazer uma tatuagem começou quando eu ainda era uma adolescente, eu devia ter uns 15 anos, e ficava desenhando tatuagens no meu corpo para ver como ficaria, e quanto mais o tempo passava, mais vontade eu tinha. E o meu pai sempre foi contra, como um japonês sempre ligou a tatuagem aos Yakusa (máfia japonesa).
 Quando eu fiz 18 anos eu já tinha o desenho que eu queria, sem a avisar ninguém, somente meu namorado (hoje meu noivo) sabia que eu ia fazer, marquei com um tatuador que eu queria e fiz, imagina o que aconteceu depois disso, meu pai ficou super bravo falou para eu nunca mais fazer outra tatuagem, no ano passado cinco anos depois do primeiro, eu fiz minha outra tatuagem, e dessa vez foi super aceito pelo meu pai, que hoje já mudou de opinião e até pensa em fazer uma.
 Sobre o desenho e o significado, para mim a tatuagem tinha que ser unica, assim como eu , e tinha que passar aquilo que eu sou. Por isso eu não queria pegar um desenho de internet ou catalogo, ou até mesmo o desenho do tatuador, queria algo que significasse pra mim, então as duas tatuagens que eu tenho foram desenhos meus.
Claro que a idéia não é original, estrela todo mundo tem, mas não era isso que importava pra mim, queria que ela tivesse meu “traço” minha composição.
E a minha primeira tatuagem, eu fiz como um ritual de passagem de adolescente para adulta, como se eu quisesse através da tattoo dizer que a partir daquele momento eu era dona de mim e do meu corpo. E hoje pensando bem nos dois desenhos que eu tenho eu vejo como eu amadureci, a primeira meio infantil, colorida com estrelas e borboletas marcando bem o meu pensamento da época, e a minha segunda tatugem, algo feminino que fosse sensual, já pensando em como ficaria a tatoo com um lindo sapato."

Bom resumindo o que mais importa é o que a tatuagem significa pra você, somente isso! O resto é resto.

E são depoimentos reais, por tanto não se deve seguir os exemplos dados, como fazer por impulso, ou fazer escondido. rs

Pense bem, procure o desenho certo, um bom profissional, veja o local se é tudo limpinho, se o material utilizado é descartável e esterilizado.  Tome cuidado pra não se arrepender depois, a remoção é dolorosa, cara, e não remove tudo!

Espero que tenham gostado!

Beijosss....

12 comentários:

  1. Vivi tbm concordo com vc em tudo! é bem legal saber o significado das tatuagens, fala muito sobre nós!
    Eu tenho 3 e cada uma delas significaram um novo REcomeço na minha vida. Da adolescencia rebelde até a sensação de liberdade. E amo todas!
    Bom fds flor!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mtooo lindo o post!!
    VC sempre supreendendo amiga!!
    AMO

    ResponderExcluir
  3. Oi gata obrigada por me seguir viu,vim retribuir a visitinha e tbm estou te seguindo..
    Beziquinhos doces..
    http://drikabello.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. posso falar? AMEI suas tatoo, super deilcadas!
    E acho mais legal quando ela tem todo um significado e tal... Afinal marcar nosso corpo para sempre tem que ser de uma forma bem pensada, né??


    Flor, claro que te sigo, mas posso te pedir uma coisinha? Eu adoooorareeeei vir comentar aqui! Mas seria tão mais fácil se vc tirasse a confirmação de palavras, para quem comenta no seu blog...

    É facinho tirar, é só ir em
    configurações> Comentários> Exibir uma confirmação de palavras para os comentários? > clicar em NÃO > Salvar configurações


    Pronto!! Tudo bem se vc não quiser, mas seria tããão melhor, hihi!



    Beeeijooos



    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tô doida pra fazer uma!
    Já pensei em vários desenhos e significados!
    Mas morro de medo de me arrepender, aí num faço, hahaha

    http://titagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho ss minhas cerejinhas no pescoço. =D

    Lizzy ...
    http://deblusinhabranca.blogspot.com/

    @deblusinha

    ResponderExcluir
  7. eu gostei. lindas.
    trendluxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu amei as tatoos! Eu tenho a minha, e eu sou apaixonada por ela!

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  9. Eu quero uma no pé, mas todo mundo bota medo, falando que é o lugar que mais doi!!
    =(
    Beijos
    Aline
    http://viciodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as entrevistas,
    no fim desse ano penso em fazer uma,
    mas, uma coroa,que pra mim significa VITÓRIA!
    =)
    Beijos e
    Bom início de semana!
    @lucianapourbaix

    ResponderExcluir
  11. eu tenho uma na costela acredite doi pra caranba mais e da hora...
    "chora agora ri depoia.

    ResponderExcluir
  12. pra quem que fazer uma tatoo pensa primeiro muito bem pra n se arepende depois, pois n sai nunca mais
    eu tenho uma nas costela n mi arepende pois e muito da hora quem sabe no futuro mais nos dias de hoje n...
    fico o recado.

    ResponderExcluir