Contato

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tatuagem e seus significados - Parte I

Olá,

O post de hoje é dedicado a Rô do blog Micropigmentação. Eu tinha feito outro post sobre tatuagem contando a história e mostrando fotos (quem quiser ver clique aqui), mas ela queria saber mais sobre os significados das tatuagens. Então resolvi mostrar  nesse post os significados literal e os significados pessoais. Não sabia que o post iria ficar tão grande, então resolvi dividir ele em dois post, a primeira falarei sobre os significados literais das tatuagem, a próxima postagem falarei sobre os significados pessoais.

Abaixo colocarei alguns temas de tatuagem e atravez deles tentarei passar o significado de cada um. São muitos os temas de tatuagem, e fica difícil falar sobre todos, escolhi apenas alguns, mas acho que já vai ajudar.

Tatuagem de marinheiro


Tatuagens como feras do mar, caveiras e embarcação, vieram da época dos marinheiros, eles tatuavam esses desenhos para mostrarem suas aventuras pelo mar. Os marinheiros também tatuavam os nomes dos familiares e a imagem de suas esposas ou prostitutas que eles deixavam em um determinado local.

Tatuagem tribal


A tatuagem tribal, como o próprio nome diz, vem das tribos, tanto indígenas, tribos norte-americanos, maias, incas, astecas, etc. O significado da tatuagem tribal,  é que elas eram feitas em rituais de passagens e religiosos, e para representarem a natureza. Mas hoje a tatuagem tribal mistura tantos estilos de tribal que não tem um significado, tem mais o significado pessoal mesmo.

Tatuagem Oriental


A tatuagem oriental é muito simbólica, cada desenho tem um significado específico e normalmente eles não são feitos separadamente, como é o caso dos Yakusa (máfia japonesa) são vários desenhos que juntos formam uma enorme tatuagem cheio de significados. Vou colocar os dignificados das tatuagem mais feitas:

Sakura (Flor de cerejeira): A Flor de cereja é um símbolo de beleza feminina e sexualidade. O desenho da flor de cerejeira tem seu significado especial para os samurais, para eles o florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza, mas assim com a flor nasce ela morre rapidamente se espalhando pelo vento, e está é a morte perfeita na filosofia dos samurais.

Flor de lótus: O lótus é um dos oito símbolos do ensinamento budista. O significado está no crescimento da flor comparado a alma,  a raiz do lótus estão na lama, que cresce através da água, e desabrocha acima da água, e assim eles dizem que a alma passa pelo mesmo processo, nasce da lama, materializa-se na primavera e sobrepõe-se a todas as adversidades. Não há só esse significado, mas todos os outros falam de alma, beleza e amor. 

Dragão: O dragão é um clássico da tatuagem um dos motivos mais, popular para homens e mulheres. Estas criaturas gigantescas, aladas são recriações das criaturas pré-históricas. O dragão representa o bom e o mal dependendo da cultura do local, para os católicos ele é visto negativamente, e vemos isso na imagem de São Jorge matando o dragão, o bem contra o mal. Na China e no japão, estas criaturas mitológicas eram o símbolo do sobrenatural e de poder imperial. Hoje a tatuagem de dragão simboliza nobreza, magia, o poder de transformação e imaginação, perseverança, lealdade, poder e a habilidade para transcender o usual para esses que vencem os dragões do dia a dia, o dragão representa coragem, dever, honra e a frase mais nobre ao meu ver que se seguida a risca ou seja colocada em pratica no nosso dia a dia nossas vidas se transformariam, de forma surpreendente.
Carpa: O significado da Carpa vem de uma lenda que diz que a carpa que conseguisse subir uma longa cascata se transformaria em um dragão. Na tatuagem a carpa a subir significa força para alcançar os objetivos, determinação em superar um obstáculo, e a descer a cascata como um dragão significa que os objetivos foram alcançados.
Tinha muitos outros desenhos de tatuagem oriental que eu poderia colocar aqui, mas não teria fim. Pra quem estiver interessado nesse estilo entrem no site (clique aqui) onde eu me baseei para escrever para vocês.

Vou colocar agora alguns significados de alguns dos desenhos mais feitos por mulheres hoje em dia.

Borboleta


Tem vários significados para a borboleta, e muda de acordo com a cultura de cada lugar.  A borboleta pode significar transformação e renascer, devido sua transformação de lagarta a borboleta; pode ser também símbolo de beleza, delicadeza, liberdade independência, paz e sorte.
Para algumas culturas como os Astecas, acreditavam-se que eram as almas dos soldados mortos em combate e das mulheres que faleciam durante o parto. E para os gregos a palavra borboleta em grego também significa alma. Já para os chinesas duas borboletas juntas significa amor.

Estrela


Símbolo universal,  ligado à mitologia, metafísica e religião. As estrelas estão em geral são associadas à sorte, proteção e segurança. E existem várias formas de estrela e cada qual com o seu significado.

Estrela Náutica: É um desenho tipicamente masculino e tem as suas origens nos antigos marinheiros que tatuavam com o sentido de proteção e orientação, para assegurar que voltariam sempre para casa, são e 
salvos. Também é um símbolo de saúde.



Estrela de David: Tem uma forte conotação religiosa, esta estrela é um símbolo judaico com 6 pontos, significando o reino de Deus sobre o universo e a sua proteção, que é proveniente de todos os sentidos – Norte, Sul, Este, Oeste, de cima e de baixo.



Estrelas Cadentes: Essa tatuagem simboliza a busca de sorte e sucesso; ou então são realizadas para marcar a concretização de um sonho ou um novo começo.



Estrela Pentagonal ou Pentagrama: Essa estrela tem vários significados religiosos e espirituais, embora a mais comum seja a de proteção contra todo o mal. Para além de representar os 5 elementos (água, luz, ar, vento e fogo), na astronomia é um símbolo de feminilidade, uma vez que o percurso que o planeta Vénus faz em torno do sol segue o padrão do Pentagrama. No antigo Egipto, o Pentagrama era colocado nos túmulos dos mortos, sendo o símbolo do céu celestial. Para Pitágoras e os seus seguidores, a Estrela Pentagonal representava a perfeição matemática. No Cristianismo, o Pentagrama representa os 5 sentidos e simboliza a saúde; na Idade Média personificava as 5 chagas de Jesus Cristo.



Anjos

Tatuagens com inspiração divina. O significado original dos anjos é que eles seriam os mensageiros divinos. Pode significar proteção. Mas também a anjos do mau., e seu significado seria o contrário dos anjos de Deus.

Lua


Primeiramente a lua é um símbolo feminino, e também  representa  o renascimento, regeneração e poderes mentais. 

Rosa 


Esta flor simboliza perfeição no romance. É sagrada para Vênus, deusa do amor. A cor da rosa interfere no seu significado: branca é pureza, vermelha é paixão, rosa é amor saudável, amarela é comunicação, azul é o desejo de atingir o impossível e dourada simboliza a conquista de objetos.

Coração


O significado de tatuagens de coração podem variar entre amor, paixão , amizade, religiosidade, misticismo ou mesmo decepção no amor e uma mágoa causada por paixão rompida. O Coração com punhal representa normalmente uma forte mágoa ou perda de algum ente querido. O coração rachado é símbolo claro de um amor que o magoou, ou traiu.

Fadas


O significado geral das tatuagens de fadas é a personificação dos desejos humanos, símbolo da eterna juventude, desejo de manter-se criança. A palavra fada, vem do latim fata que significa destino. As fadas são uma espécie de amuleto, que protege o presente e o futuro do indivíduo.

Eu escrevi a maior parte do texto, mas claro que tive ajuda de outros texto na internet. Quem tiver interessada segue os link:

Espero que tenham gostado! Foi bem legal descobrir tantos significados! No próximo post como eu já disse vou falar sobre os significados pessoais das tatuagens.

Beijoss...

7 comentários:

  1. É legal saber o significado das coisas...
    As vezes as pessoas fazem tatuagens e nem sabe do que se trata, já pensou se for algo ruim rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. amigaaa tá mandando mto bem no blog!! AMOOOOO mto

    ResponderExcluir
  3. Viiviii super amei o post :D
    Adore ver os significados, qdo eu tiver mais tempo vou acessar os links tb. Amei aquele anjo sentado a rosa e as fadas *_*

    Beijããããão arrasou no post ;)

    ResponderExcluir
  4. E você veio!
    Querido ANJO, que bom que veio para ficar, seja muito bem vinda ao CASA DECORADA, acabei de ver seu recadinho dependurado na parede .
    Também já sigo seu cantinho....voltarei com tempo para papear mais ....me avise o que estiver em falta em nossa CASA para que sua permanência seja perfeita.
    Se vier e eu não estiver , vai se acomodando que logo chego, tem café fresquinho no fogão ...
    Fui colher umas flôres para te receber ...
    Obs: tem toalha limpa nos pés de sua cama ok.....
    bj

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, bem explicadinho...
    Eu tenho uma tatoo de borboleta.


    bjokas

    ResponderExcluir
  6. Adoro as carpas, aqui onde moro tem muita genta que faz carpa, inclusive as mulheres

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,

    Por favor gostaria de saber de qual site vc pegou a foto do anjinho olhando no espelho...adorei ele e gostaria de saber em qual parte do corpo ele foi feito.

    Favor me reponder no meu email - neili_thais@hotmail.com

    ResponderExcluir